segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Enquanto eu puder puxar mala de rodinha quero viajar



Viajar, conhecer outras culturas, amplia a visão de mundo!

 

Tive o privilégio de viajar muito, não tanto quanto gostaria.  Mas todas as viajem muito valiosas. 

Algumas de lazer, outras de visita de família, outras de trabalhos voluntários.  Conhecer pessoas, compartilhar momentos. Isso sempre me trouxe muita vida. 

 

Parafraseando Cayme

Quem não gosta de viagem, bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé

O tempo passa e percebemos já não damos mais conta de noites mal dormidas, alimentação desordenada, horas de espera em aeroportos, traslados, fusos horários que bagunçam nosso ritmo. 

Enquanto jovens, nada disso nos afeta. Mas depois....chegamos a pensar até em levar nosso travesseiro para a viagem. 

 

Para vida mais longa e com muita disposição o cuidado com a alimentação é fundamental. Desde a infância um alimento fresco natural, equilibrado podem nos dar mais chances de chegar saudável para usufruir a segunda metade da vida.  

Para facilitar acabei adotando uma regrinha bem simples; o prato de 5 cores. 

Na decoração agente chama de cartela de cores, na moda de paleta de cores e na alimentação o que seria isso? Um prato com cinco cores. Cada cor do alimento corresponde a pelo menos um nutriente. 

"Confira, abaixo, as dicas do médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho sobre as cores naturalmente do bem.

Branco: Fortalecimento

Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Exemplo: Banana, batata, couve-flor e feijão branco.

 

Vermelho: Disposição

Indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse. Exemplo: Pimentão vermelho, tomate, morango, melancia e goiaba.

 

Amarelo ou laranja: Reforço para as defesas

São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa. Alguns desses alimentos também são capazes de prevenir o câncer de mama. Exemplos: Mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora.

 

Verde: Limpeza

Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. Exemplos: Abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis e kiwi.

 

Marrom: Regulador

São ricos em fibras, por isso favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, além de combaterem a ansiedade e a depressão. Exemplos: Soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha e nozes.

 

Preto ou roxo: Vitalidade

Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Exemplos: Ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo e alcachofra."

Olhando assim não fica fácil entender o conceito de prato de 5 cores.  Em qualquer canto do mundo dá pra montar. A única coisa que precisa é pensar nas cores, focar e lembrar: 

"Prato com 5 cores pode me levar mais longe e por mais tempo. " cris wiik


 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Matéria de capa, edição 43.


Nenhum comentário:

Postar um comentário